top of page

Conheça o Projeto

“Cuidando de Você”: Todo dia é dia de compartilhar cuidado
 
Resgate sua paixão vocacional e eleve a excelência da sua performance psicológica, emocional, pessoal e profissional.

Apresentação:

 

Pensado para os servidores, o projeto “Cuidando de Você” tem o objetivo de, por meio da humanização, melhorar a qualidade de vida no trabalho. Por promoção de atividades que propiciem bem-estar, integração, valorização, reconhecimento da subjetividade e estabelecimento de diálogo. Em uma perspectiva organizacional, o projeto também se alinha ao modelo da gestão brilho nos olhos, para valorização dos colaboradores.

 

O projeto “Cuidando de Você” prevê ainda a criação de um espaço vivencial voltado ao cuidado do servidor. Desenvolve ações pró-ativas, como um recurso institucional que irá promover a qualidade de vida do trabalhador. O cenário escolhido para o projeto é o HGE (Hospital Geral do Estado), procurando a valorização dos seus profissionais da saúde. Tem como desafio a falta de preparo dos profissionais da saúde para enfrentar situações de pressão. Esse fato se dá pela grande demanda de trabalho, o excesso de responsabilidade e o elevado nível de estresse.

 

Por isso são identificados alguns riscos como o adoecimento dos profissionais da saúde, o atendimento insatisfatório aos pacientes e impacto negativo na recuperação dos pacientes. Nós do projeto Cuidando de Você, percebemos que a solução é valorizar os profissionais da saúde por meio de um treinamento que desenvolve habilidades e competências pessoais.

 

A Cultura de Humanização

Uma cultura de humanização necessita tempo para ser construída, impõe a participação de todos os atores do sistema, determina a ruptura de paradigmas. Humanizar é verbo pessoal e intransferível, visto que ninguém pode ser humano em nosso lugar. E é multiplicável, pois é contagiante. Os Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) são espaços coletivos organizados, participativos e democráticos, que se destinam a instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde.

 

Os GTHs devem ter uma participação equitativa de representantes das diferentes categorias profissionais, campos disciplinares e graus hierárquicos da instituição, desde os representantes da direção/gestão, ao pessoal de apoio (segurança, limpeza, cozinha etc). Nossos treinamentos estão em busca de benefícios para o desenvolvimento de competências pessoais para cuidar de si e do outro, Desenvolvimento de habilidades para lidar de maneira eficaz em diferentes situações, qualificação do atendimento que vai além das habilidades técnicas, melhora do clima organizacional e impacto positivo no resultado do trabalho.

bottom of page